Passar para o Conteúdo Principal
mobile menu

Luzianes-Gare

jf-luzianes-gare

Criada em 30 de junho de 1989, Luzianes-Gare é das freguesias mais recentes do concelho de Odemira, ficando com terras das freguesias de Santa Maria, Relíquias, S. Martinho das Amoreiras e Saboia, à qual pertencia.

Situada bem no interior do concelho, esta freguesia conta com a mais baixa densidade populacional de todo o concelho, ou seja, de 7,1 habitantes por km2. Tal como em todo o interior do concelho de Odemira, Luzianes é essencialmente uma freguesia de caráter agrícola, onde a produção florestal, sobretudo o eucalipto, tem já um peso relativo.

A toponímia e os mais velhos indicam-nos que o nome de Luzianes provém do monte mais antigo daquela zona, chamado de Luzianitos, junto do qual se foi fixando a população. A construção da linha-férrea para o Algarve e da estação de Luzianes, que viria a ficar conhecida como Estação de Odemira, mudaria para sempre não só a paisagem, como o próprio nome da povoação.

A padroeira da freguesia é Santa Rita, à qual foi dedicada a única e recentemente construída capela da aldeia. As festas religiosas de homenagem à padroeira realizam-se no primeiro domingo do mês de junho. A feira anual acontece no 3.º domingo de julho e a festa anual da freguesia realiza-se no 1.º fim de semana de agosto.

A não perder nesta freguesia o moinho das Verdigueiras, a poucos quilómetros de Luzianes e a funcionar a plenos pulmões sempre que o vento o permite e há grão para moer. Imponente, o moinho domina lá do alto a paisagem serrana de toda a freguesia e arredores.

Saiba mais informação sobre a Junta de Freguesia de Luzianes-Gare aqui.