Passar para o Conteúdo Principal
mobile menu

São Salvador e Santa Maria

jf-sao-salvador-santa-maria

São Salvador e Santa Maria é a freguesia que agrega a vila sede de concelho. Até 2013 devido à reorganização administrativa do século XVI, a vila de Odemira era dividida pelas freguesias de São Salvador e Santa Maria, pertencendo à freguesia São Salvador as terras a norte de Odemira e à de Santa Maria as terras na margem direita do rio Mira, a montante de Odemira. Com a reorganização administrativa do território das freguesias implementada em 2013, expressa na Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro, as freguesias de São Salvador e Santa Maria foram agregadas, unificando o território da vila de Odemira.

Com a agregação das freguesias de São Salvador e Santa Maria assiste-se à fusão do rural com o urbano, pois o território pertencente a Santa Maria para além de uma parte de Odemira era composta pelos lugares de Gavião e parte da Bemposta, com uma paisagem marcada essencialmente pela serra e pelo vale do rio Mira, enquanto o território de São Salvador era maioritariamente composto pela sede de concelho, nomeadamente as terras a norte da vila Odemira, incluindo também parte da chamada “charneca”, onde se encontram a localidades de Algoceira, São Pedro e Portas do Transval, incluindo também a restante parte da localidade da Bemposta.

Nesta freguesia há muito para visitar, na vila de Odemira a destacar a igreja de S. Salvador, a igreja da Misericórdia, a igreja paroquial de Santa Maria situa-se na antiga igreja de Santo António, que pertencia ao convento franciscano ali fundado no século XVI, o chafariz da Praça Sousa Prado, o edifício dos Paços do Concelho e o Bairro do Castelo.

Ainda em Odemira, na margem esquerda do rio, encontra-se um antigo santuário mariano, dedicado a Nossa Senhora da Piedade, local de romaria na festa religiosa de 8 de setembro. Ponto de passagem quase obrigatório na freguesia é o moinho de vento de Odemira, em pleno funcionamento e propriedade da Câmara Municipal. O moinho é um verdadeiro ex-libris de Odemira e oferece um bonito panorama da vila e do interior do concelho.

De assinalar ainda toda Zona Ribeirinha de Odemira, ao longo do percurso poderá observar os Marcos da Barca, construídos no séc. XVI, onde se fixavam os cabos que permitiam a passagem da barca de uma margem do rio para a outra. Ainda dentro de Odemira, nota para a fonte da Bica da Rola e para o chafariz do Alto de São Sebastião.

Fora de Odemira, merece destaque a igreja de S. Pedro e os moinhos de vento e de água do Gavião.

Saiba mais informação sobre a Junta de Freguesia de São Salvador e Santa Maria aqui.