Passar para o Conteúdo Principal
mobile menu

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

imagem

Criado em 1995, após um curto período em que manteve o estatuto de Área de Paisagem Protegida, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) abrange a faixa litoral dos concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo. Dotado de aspectos paisagísticos diversificados, salienta-se, pela sua importância biológica numa escala europeia, as arribas, os matos sobre areias consolidadas e linhas de água, além de lagoas temporárias.

O parque compreende 2 km de zona marítima paralela à costa. O panorama terrestre inclui arribas altas a contrastar com as praias escavadas na rocha e despenhadeiros acentuados, cursos de água, charnecas, campos de regadio e matas produtivas – sobretudo na região Norte, referente aos concelhos de Sines e Odemira.

No Parque, constata-se que são as aves a parte mais relevante, pois o número de espécies é maior do que em qualquer outra área de dimensões comparáveis, em Portugal.As migrações, observáveis em toda a costa, são especialmente significativas. A flora observável no Sudoeste é de cariz mediterrânico, dispersa numa paisagem extensa e muito diversificada, e atlântico, minoritária, testemunhando outros climas passados.

Criação: Decreto Regulamentar n.º 26/95, de 21 de Setembro.

Delimitação geográfica: desde a ribeira da Junqueira, a norte de Porto Covo, no concelho de Sines, na sub-região do Alentejo Litoral, até ao Burgau, no concelho de Vila do Bispo, na região do Algarve.

Área: 76 mil hectares, com uma largura variável, sendo o mínimo de 0,31 milhas a norte de Porto Covo e o máximo de 18 km no concelho de Odemira.

Altitude máxima: 156 metros

Contactos: Rua Serpa Pinto, 32 7630-174 Odemira

Tel: 283 322 735

Fax: 283 322 830

Email: pnsacv.od@icn.pt