Passar para o Conteúdo Principal
mobile menu

Colos

jf-colos

Colos celebrou em 1999 os 500 anos de elevação a vila e a sede de concelho, através do foral concedido por D. Manuel I, em 26 de junho de 1499, separando-se do concelho de Sines. Em 20 de setembro de 1510, recebeu o chamado foral novo. O concelho de Colos foi extinto em 1836, devido à reorganização administrativa, sendo anexado ao concelho de Vila Nova de Milfontes. Só mais tarde, em 1855, quando o concelho de Milfontes foi extinto, Colos viria a ser definitivamente anexado ao já anterior concelho de Odemira.

Com a reorganização administrativa do território das freguesias implementada em 2013, expressa na Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro, Colos recebeu parte do território da extinta freguesia de Bicos, vendo assim a sua área aumentar.

Como notas de interesse turístico, é de referir a arquitetura tradicional da vila e o património religioso, sobretudo na parte mais antiga da vila, com o seu traçado medieval, dentro da antiga linha de muralhas. De acordo com os historiadores e arqueólogos, Colos cresceu a partir do povoado fortificado que se situava no ponto mais alto no cerro.

Uma ilustre figura da nossa História que é natural da freguesia de Colos é o comandante aviador Brito Pais, um dos pioneiros da aviação portuguesa e que, em 1924, iniciou, conjuntamente com Sarmento Beires, a travessia aérea entre Portugal e Macau, com partida de Vila Nova de Milfontes.

Saiba mais informação sobre a Junta de Colos aqui.