Passar para o Conteúdo Principal
mobile menu

Entrada da Barca

A lota é por volta das 11h. Chegada de barcos até essa hora. Ao sábado não há lota.

A génese do povoamento rural da Entrada da Barca, na freguesia de S. Teotónio, está associada à presença do Porto das Barcas (Entrada da Barca).
Atualmente a parte mais densa do aglomerado encontra-se contida entre o acesso principal à Zambujeira do Mar (Estrada Municipal nº. 1158) e o acesso ao porto, existindo ainda edificações dispostas ao longo do acesso ao porto, outras isoladas junto à crista da arriba e ainda uma banda de construções que faz fronteira com o posto da Guarda Fiscal.

O Porto das Barcas é considerado Porto de Abrigo para a náutica de recreio em condições de bom tempo, de acordo com o edital n.º 2 de 2010, emitido pela capitania do Porto de Sines.

O núcleo piscatório é antigo e surgiu do aproveitamento da enseada que naturalmente o mar proporciona. As condições para o exercício da actividade piscatória são visivelmente deficitárias e artesanais. Trata-se de um pequeno porto pitoresco em que alguns pescadores vivem no pequeno aglomerado junto ao porto em Barracas de madeira. A maioria reside na aldeia da Zambujeira do Mar e alguns deles têm armazéns no núcleo da Entrada da Barca.

É aí onde mantêm e trabalham o material de pesca durante o Inverno, e onde por vezes dormem ao voltar do mar. Um espaço a visitar pela sua beleza natural e tipicidade.