Passar para o Conteúdo Principal

Pesquisar

Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Cerro do Peguinho

01_Cerro-Peguinho_Fotografia-Principal_web

O miradouro do Cerro do Peguinho localiza-se num planalto no centro da vila de Odemira, junto à biblioteca municipal, onde existiu o antigo castelo de Odemira.

É uma formação geológica notável e privilegiada sobre a vila, que permite uma vista panorâmica de Odemira e paisagem envolvente. A Sul e Oeste avista-se a tranquilidade do rio Mira e as suas margens ribeirinhas, os vários cerros que envolvem a baixa de Odemira e também os campos agrícolas em constante dinâmica e utilização. A Norte e Este avista-se a vila pacata e solarenga com o casario que ocupa as encostas viradas ao sol, os moinhos localizados nos cumes dos montes e dos cerros, as igrejas entre o denso emaranhado de telhados, o jardim da Fonte Férrea com um verdejante distinto e o arvoredo mais alto que polvilha largos e praças da vila.

O miradouro tem um espaço amplo de circulação no interior, vários bancos, com canteiros e algumas árvores junto aos limites, proporcionando belas sombras.

Este local está recheado de história, pois no Cerro do Peguinho há vestígios do antigo castelo de Odemira, que entretanto deu lugar ao jardim e a um anfiteatro localizado junto ao edifício da biblioteca. É neste local que se realizam algumas atividades culturais, como é o exemplo do Festival de Folclore, todos os anos no dia 25 de abril.

Equipamentos:
Anfiteatro ao ar livre.

Informações úteis:
Localização: Rua Fortunato simões dos Santos, Odemira
Freguesia: São Salvador e Santa Maria
Área: 0,27 há
Coordenadas: 37º 35’ 53.1” N, 8º 38’ 38.6” W

Voltar ao topo